Friday, May 19, 2006

The Golden God


I’m a Golden God!
Robert Plant

I don’t know what people think. I don’t care!
Robert Plant, Março de 2005


Robert Plant alcançou a “passadeira da fama” como vocalista de uma das mais famosas e importantes bandas de rock de sempre, os Led Zeppelin. Ficou conhecido pelo seu estilo poderoso, com uma grande extensão de voz que incorpora várias e diferentes influências, tais como o blues e o folk.


Robert Anthony Plant nasceu a 20 de Agosto de 1948 em Inglaterra. Começou, desde muito cedo, a adquirir o gosto pelo Rock and Roll e a absorver os sons de artistas de blues como Robert Johson, Otis Rush, Buddy Guy e Muddy Waters.

Aos 16 anos mostra o seu carácter rebelde, que sempre o acompanha, ao sair de casa dos pais.

Nos anos 60, o folk-rock e o psychadelic-rock ajudam-no a encontrar o seu próprio estilo.

Em 1968, junta-se ao guitarrista Jimmy Page na banda “The New Yardbirds”, sugerindo para baterista o seu companheiro de longa data, Jonh Bonham. “The New Yardbirds” veio, passados alguns anos, a mudar o nome para “Led Zeppelin”, a banda que “empurrou” Plant para aquilo que ele é hoje: um dos melhores cantores rock da sua ou de qualquer geração.

A paixão por diferentes experiências levou Plant e Page a explorar o continente africano, especialmente Marrocos, em busca de novos sons. Após essa viagem, o estilo de Plant fica ainda mais complexo, recebendo influências dos sons de tribos africanas.

“Led Zeppelin!”, lançado em 1970, alcança o top dos 10 melhores na América e em Inglaterra. Os albuns que se sucederam tiveram o mesmo êxito. Em 1972, Plant era o vocalista de uma das mais bem sucedidas bandas rock de sempre.

Nos anos 70, Plant esteve, sem dúvida, nas “luzes da ribalta”. Até o “rei do rock”, Elvis Presley, reconheceu esse mérito, o que fez com que os dois se tivessem tornado muito chegados. Os Led Zeppelin chegaram, mesmo, a assistir aos dois últimos concertos de Elvis. Para além disso, viram reconhecido o seu mérito ao terem sido votados por Rolling Stone como os 14º Melhores Artistas Rock de todos os tempos.

Apesar de todas as alegrias, Plant viu passar pela sua vida três momentos de grande tristeza e angústia, momentos esses que “quebraram” o seu ritmo e o da própria banda. Em 1975, Plant e a sua família sofrem um terrível acidente rodoviário na Grécia. Pouco tempo depois, morre Karac, o seu filho de 6 anos, devido a uma infecção viral. Plant afasta-se algum tempo dos palcos e escreve a música “All My Love” em homenagem a Karac. Estes dois últimos incidentes deram origem a rumores de que a banda estava envolvida em “magia negra”. A 25 de Setembro de 1980, o baterista John Bohman morre. Após mais de 12 anos juntos, os Led Zeppelin anunciam a sua separação.

Alguns meses após a separação, Plant prossegue com uma carreira a solo de sucesso. O seu primeiro álbum, “Pictures ate Eleven”, atinge o número 2 em Inglaterra e o número 5 na América.

Durante a sua carreira a solo, volta a reunir-se por várias vezes com o seu ex-companheiro Jimmy Page. Em 1999, o duo é galardoado com o Grammy para Melhor Hard Rock Performance pelo álbum “Most High”.

Robert Plant esteve presente na edição do Festival Vilar de Mouros do ano passado, mostrando o porquê do seu sucesso e a sua voz revestida de influências, que lhe dão o poder e a beleza que a caracterizam.

Plant é um dos mehores vocalistas de sempre no panorama do rock e do hard rock. Ultrapassou várias barreiras durante a sua vida, barreiras essas que o fizeram amadurecer e enriquecer, cada vez mais, a sua carreira.

Sites oficiais:

http://www.robertplanthomepage.com/

http://www.robertplant.com/


Labels:

Wednesday, May 17, 2006

Tratado de Bolonha nos Açores


A Universidade dos Açores prepara-se para adaptar, no próximo ano lectivo, o modelo de ensino previsto pelo Processo de Bolonha.

Economia e Psicologia serão as primeiras licenciaturas a receber alterações. Há, também, a possibilidade de alguns cursos do Departamento de Ciências Agrárias virem a adaptar este novo sistema de ensino. Por outro lado, está prevista a abertura de novas licenciaturas, tais como a licenciatura em Turismo e em Informática – Redes e Multimédia. Caso se confirme a sua abertura, estes novos cursos serão, também, sujeitos às regras de Bolonha. Prevê-se que em 2007/2008 todos os cursos leccionados na Universidade dos Açores estejam já adaptados a Bolonha.

Na opinião de Brandão da Luz, vice –reitor da UA, as principais vantagens deste tratado são “a adequação dos cursos ministrados às novas realidades e exigências económicas e sociais” e “uma maior mobilidade dos estudantes nos países da União Europeia”.

Ao contrário dos estudantes do território de Portugal Continental, que já se manifestaram contra a implementação de Bolonha, na Região Autónoma dos Açores os estudantes ainda não se manifestaram sobre este tema, o que, conforme Bruno Raposo, Presidente da Associação Académica da Universidade dos Açores, se deve a um grande desconhecimento por parte dos alunos em relação a este assunto.

O Processo de Bolonha tem como objectivo uniformizar o ensino superior na União Europeia. Para isso, é necessária uma reestruturação de todas as universidades europeias. Este processo tem, também, como objectivo promover a mobilidade de docentes, estudantes e a empregabilidade de diplomados.


Blogs:
http://nei.dei.uc.pt/2006/03/08/notas-da-discussao-sobre-bolonha/
http://bolonha.uma.pt/

Sites Oficiais:
Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
http://www.mctes.pt/docs/ficheiros/processo_bolonha____web_31_Outubro.pdf

Site Oficial do Processo de Bolonha
http://www.bologna-bergen2005.no/

Espaço Europeu de Educação Superior
http://eees.universia.pt/index.jsp

Labels:

Definições Online

Blogues

Um blogue é um site publicado na Internet e que se refere a algum ou alguns assunto(s). Num blogue podemos discutir um assunto, dar a nossa opinião, publicar as nossas ideias, podendo estes ser consultados por todas as pessoas que tenham acesso à Net.

Nos ultimos tempos, as pessoas começaram a aderir muito à “moda” dos blogues, pois a criação dos mesmos está muito facilitada pelo facto de não ser necessário um vasto conhecimento na área da Internet. Estes são muito utilizados na área da educação e, mais recentemente, pelos jornalistas, que desejam publicar na Net noticias e comentários.

http://www.icicom.up.pt/blog/jpr/
http://www.icicom.up.pt/blog/pipoca/


RSS

O RSS (Really Simple Syndication ou Rich Site Summary) permite ao utilizador manter-se sempre informado e actualizado sobre os seus sites favoritos. Este serviço informa-nos quando são publicados novos conteúdos ou até mesmo actualizados. Permite ao utilizador ver o principal de uma dada informação, podendo, depois, se desejar, aceder ao site de origem, onde está a informação completa.

O RSS é muito utilizado por sites de noticias e blogs que têm uma actualização e publicação constante.

http://www.rtp.pt/wportal/informacao/rss/
http://www.publico.clix.pt/homepage/site/rss/default.asp


Wikis

Os sites Wiki permitem ao utilizador acrescentar, mudar ou actualizar informação em conjunto com outros utilizadores. Estes sites têm como objectivo poupar tempo na publicação da informação, pois, deste modo, são os utilizadores que fornecem informação a outros utilizadores.

Estes sites facilitam ao utilizador a publicação de dados na Net e têm a vantagem de serem “vigiados”, não podendo, assim, ser publicada informação imprópria.

http://www.wikipedia.org/
http://pauloquerido.net/wiki/Entrada


Podcasting

O Podcasting permite a distribuição e publicação de conteúdos de áudio, video e foto na Net. Com este serviço o utilizador pode, por exemplo, escolher que programa de rádio ouvir e em que horário, não sendo necessãrio estar ligado à rádio para ouvir o seu programa favorito.

Este serviço, tal como o RSS, permite, também, a actualização dos conteúdos.

http://tsf.sapo.pt/online/podcasting/default.asp
http://folhadotejo.weblog.com.pt/podcasting/

Labels: ,