AzoresDigital.com
Neste trabalho irei fazer uma análise critica a este jornal digital tendo em conta determinados parâmetros, tais como, design, usabilidade, multimedialidade, interactividade e hipertextualidade.
O design do jornal AzoresDigital é muito simples. Esta simplicidade, por um lado, contribui para a fácil navegação no site e, por outro, torna o site pouco apelativo. Assim, na minha opinião, o design do site deveria ser mais apelativo para cativar a atenção do utilizador. Poderia, por exemplo, ser feita uma pequena “brincadeira” com as cores atribuídas às várias ilhas açorianas, já que a informação está organizada pelas diversas ilhas.
Em termos de usabilidade, devo destacar vários aspectos que facilitam a pesquisa neste jornal digital. Por um lado, como já referi, a informação encontra-se dividida pelas nove ilhas dos Açores, o que permite ao utilizador chegar rapidamente à informação pretendida. Por outro lado, as notícias estão divididas por temas, como por exemplo agricultura, cultura, etc. É, também, possível ao utilizador pesquisar a informação através de frases ou de palavras. Em cada notícia, podemos encontrar links internos para notícias da mesma secção. No entanto, acho importante que as notícias estejam, também, divididas pelas secções “nacional” e “internacional”, o que não acontece. É, também, importante que os links internos estejam formatados para chamar mais a atenção do utilizador.
No aspecto “interactividade” penso que o AzoresDigital está muito bem. Neste jornal digital, podemos encontrar diversos links de apoio ao utilizador, tais como WEBMAIL (e-mail), AZORES CONNECT, VIAOCEANICA (empresa proprietária do site), IMOAZORES (imobiliário), ILHASHOP (compras online), AZORESTOURISM (turismo nos Açores) e AZORESRURAL (turismo rural nos Açores). Encontra-se, também, no jornal AzoresDigital o serviço “Newsletter” e outros, como por exemplo agenda, fóruns, sondagens e o espaço “Envie-nos a sua notícia”.
Em termos de hipertextualidade, o AzoresDigital é muito fraco. Raramente aparecem nas notícias links externos e internos para complementar a informação. Assim, para uma informação mais detalhada e completa é necessário que os links externos ou internos sejam mais vezes utilizados. Se utilizados, devem, como já foi referido anteriormente, ser formatados para chamar a atenção dos utilizadores.
O jornal digital AzoresDigital apresenta uma característica interessante em termos de multimedialidade. Apesar de este apenas apresentar imagem, texto e o serviço RSS para divulgar a informação, o utilizador ao clicar no link para a empresa Via Oceanica pode ter acesso a uma Sala Áudio e Vídeo, onde encontra diversos programas radiofónicos de algumas rádios açorianas, assim como uma variedade de vídeos sobre temas importantes do arquipélago. Apesar desta multimedialidade, é necessário realçar o facto de nem todos os utilizadores saberem ter acesso a estes serviços no site da Via Oceânica, pelo que acho importante a divulgação ou, ainda melhor, a inclusão destes serviços no site AzoresDigital.

Labels: ciberjornalismo, internet
0 Comments:
Post a Comment
<< Home