The Golden God

I’m a Golden God!
Robert Plant
I don’t know what people think. I don’t care!
Robert Plant, Março de 2005
Robert Plant alcançou a “passadeira da fama” como vocalista de uma das mais famosas e importantes bandas de rock de sempre, os Led Zeppelin. Ficou conhecido pelo seu estilo poderoso, com uma grande extensão de voz que incorpora várias e diferentes influências, tais como o blues e o folk.
Robert Anthony Plant nasceu a 20 de Agosto de 1948 em Inglaterra. Começou, desde muito cedo, a adquirir o gosto pelo Rock and Roll e a absorver os sons de artistas de blues como Robert Johson, Otis Rush, Buddy Guy e Muddy Waters.
Aos 16 anos mostra o seu carácter rebelde, que sempre o acompanha, ao sair de casa dos pais.
Nos anos 60, o folk-rock e o psychadelic-rock ajudam-no a encontrar o seu próprio estilo.
Em 1968, junta-se ao guitarrista Jimmy Page na banda “The New Yardbirds”, sugerindo para baterista o seu companheiro de longa data, Jonh Bonham. “The New Yardbirds” veio, passados alguns anos, a mudar o nome para “Led Zeppelin”, a banda que “empurrou” Plant para aquilo que ele é hoje: um dos melhores cantores rock da sua ou de qualquer geração.
A paixão por diferentes experiências levou Plant e Page a explorar o continente africano, especialmente Marrocos, em busca de novos sons. Após essa viagem, o estilo de Plant fica ainda mais complexo, recebendo influências dos sons de tribos africanas.
“Led Zeppelin!”, lançado em 1970, alcança o top dos 10 melhores na América e em Inglaterra. Os albuns que se sucederam tiveram o mesmo êxito. Em 1972, Plant era o vocalista de uma das mais bem sucedidas bandas rock de sempre.
Nos anos 70, Plant esteve, sem dúvida, nas “luzes da ribalta”. Até o “rei do rock”, Elvis Presley, reconheceu esse mérito, o que fez com que os dois se tivessem tornado muito chegados. Os Led Zeppelin chegaram, mesmo, a assistir aos dois últimos concertos de Elvis. Para além disso, viram reconhecido o seu mérito ao terem sido votados por Rolling Stone como os 14º Melhores Artistas Rock de todos os tempos.
Apesar de todas as alegrias, Plant viu passar pela sua vida três momentos de grande tristeza e angústia, momentos esses que “quebraram” o seu ritmo e o da própria banda. Em 1975, Plant e a sua família sofrem um terrível acidente rodoviário na Grécia. Pouco tempo depois, morre Karac, o seu filho de 6 anos, devido a uma infecção viral. Plant afasta-se algum tempo dos palcos e escreve a música “All My Love” em homenagem a Karac. Estes dois últimos incidentes deram origem a rumores de que a banda estava envolvida em “magia negra”. A 25 de Setembro de 1980, o baterista John Bohman morre. Após mais de 12 anos juntos, os Led Zeppelin anunciam a sua separação.
Alguns meses após a separação, Plant prossegue com uma carreira a solo de sucesso. O seu primeiro álbum, “Pictures ate Eleven”, atinge o número 2 em Inglaterra e o número 5 na América.
Durante a sua carreira a solo, volta a reunir-se por várias vezes com o seu ex-companheiro Jimmy Page. Em 1999, o duo é galardoado com o Grammy para Melhor Hard Rock Performance pelo álbum “Most High”.
Robert Plant esteve presente na edição do Festival Vilar de Mouros do ano passado, mostrando o porquê do seu sucesso e a sua voz revestida de influências, que lhe dão o poder e a beleza que a caracterizam.
Plant é um dos mehores vocalistas de sempre no panorama do rock e do hard rock. Ultrapassou várias barreiras durante a sua vida, barreiras essas que o fizeram amadurecer e enriquecer, cada vez mais, a sua carreira.
Sites oficiais:
http://www.robertplanthomepage.com/
http://www.robertplant.com/
Labels: música
0 Comments:
Post a Comment
<< Home